Título: Pesquisa: SP ainda não melhorou
Autor: Iuri Pitta, Silvia Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2005, Metrópole, p. C1

Para 40,9%, a cidade está igual estava antes do novo prefeito. Mas a avaliação de Serra é melhor que a de Marta aos 6 meses de poder

O choque de gestão prometido pelo prefeito José Serra (PSDB) ainda é uma promessa após seis meses de governo. Essa é a opinião de 40,9% dos paulistanos entrevistados pelo InformEstado. Segundo a pesquisa, esse é o porcentual de pessoas para quem a situação da cidade é igual à deixada por Marta Suplicy (PT). Apesar disso, a avaliação do governo Serra, no geral, é melhor que a da petista no mesmo período. Hoje o número de descontentes é menor (32% a 39,9%) e o de satisfeitos, maior (22,8% a 16,2%). Já Serra tem um maior porcentual de pessoas que consideram a administração regular: 40,4% ante 36,3% de Marta.

Em relação a mudanças práticas com a troca de governo, os números não são tão animadores. Para 30,8%, a cidade piorou e apenas 25,9% disseram que ela está melhor. "Para um sucessor de Marta - que deixou a Prefeitura bem avaliada - obter sucesso nos primeiros seis meses teria de ter feito mudanças muito expressivas, o que é praticamente impossível. Isso leva tempo", afirmou o cientista político Rubens Figueiredo.

A pesquisa também constatou que a reprovação ou aprovação de Serra não está restrita a um perfil específico. Ela ocorreu em proporções bem parecidas em todas as classes, níveis de escolaridade e faixa etária.

O mesmo ocorreu na avaliação por setor. A saúde foi eleita a pior área da gestão, com 31% de reprovação. Mas também lidera a lista dos melhores colocados. Para 21,4%, foi nela que Serra teve melhor desempenho.

Contradição? Especialistas acham que não. "Ele é o prefeito da saúde. As pessoas olham pra ele e lembram da saúde, seja uma avaliação boa ou ruim", disse o cientista político Carlos Novaes, do Instituto Datanexus.

Para o cientista político da PUC-SP Claudio Couto, a falta de uma medida de impacto também explica o fato. "Não houve nenhuma medida muito significativa. Além disso, a campanha de Serra foi muito atrelada a essa área. Isso cria expectativa."

O FUTURO

Uma boa notícia para o governo é que, apesar da avaliação regular, os paulistanos depositam grande expectativa em Serra. Para 54,3% ele fará um bom ou ótimo governo. Só 18,4% acreditam que ele não terá sucesso.

A pesquisa foi realizada em parceria com o Instituto GPP Planejamento e Pesquisa nos dias 18 e 19. Foram ouvidas 615 pessoas de ambos os sexos, entre 18 e 64 anos, distribuídos de forma aleatória e proporcional à população de cada região da cidade. A margem de erro é de 4% para mais ou menos, num intervalo de confiança de 95%.