Título: Vitrines da gestão vêm das parcerias com Estado
Autor: Iuri Pitta
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2005, Metrópole, p. C3

Apoio de Alckmin permitiu realizar operação na Cracolândia, iniciar construção de hospital e distribuir medicamentos

Sem a parceria com o governador Geraldo Alckmin, o prefeito José Serra (PSDB) teria provavelmente menos para mostrar depois de seis meses de gestão, principalmente no quesito ações de maior visibilidade. Escaramuças à parte - na pior enchente do ano, em maio, por exemplo, Serra se irritou quando Alckmin disse que o problema era da Marginal do Tietê, atribuição da Prefeitura -, a parceria tucana viabilizou a Operação Limpeza na Cracolândia, no centro, o reforço na distribuição de medicamentos aos postos de saúde, o início da construção do Hospital M'Boi Mirim, na zona sul, e mutirões de saúde. Todas candidatas a vitrine do governo Serra.

Uma das parcerias que criou maior expectativa na população, porém, ainda está em estudo: a integração do bilhete único com o metrô e os trens da CPTM. A promessa é de que a medida saia no fim do ano. "Essa pode ser a marca mais perceptível à população da parceria entre governador e prefeito de um mesmo partido. Os acordos até agora firmados são importantes, mas não têm tanto impacto quanto a integração dos transportes provavelmente terá", considera o cientista político Claudio Couto.

A sintonia entre governo e Prefeitura foi um dos pilares da campanha de Serra, que investiu pesado no discurso de que a cidade, com as finanças comprometidas, só teria a ganhar tendo Estado e Município administrados pelo mesmo partido. A última dobradinha ocorrera em 1983, quando o governador Franco Montoro indicou Mário Covas prefeito biônico ainda nos tempos do regime militar.

NOVOS FRUTOS

Os frutos dessa parceria não devem parar por aí, pelo menos até as eleições do ano que vem. Alckmin é um dos nomes do PSDB para disputar a Presidência da República. Mas Serra, que nega que deixará a Prefeitura para concorrer ao Planalto, aparece melhor colocado nas pesquisas de intenção de voto.

Interesses políticos à parte, Alckmin já sinalizou que pretende ajudar o colega de partido também na construção do Hospital Cidade Tiradentes, outra promessa do prefeito. Falta decidir o valor do "patrocínio". Para o Hospital M'Boi Mirim, cuja obra está sendo licitada, foram liberados R$ 17 milhões.

O principal projeto de Serra para melhorar a rede de saúde também terá o dedo do Palácio dos Bandeirantes. Das 30 unidades de apoio e retaguarda em saúde (Uars) - uma espécie de posto de saúde mais equipado -, metade será custeada pelo governo do Estado.