Título: Serra diz que rodízio não muda: aposta é fiscalização
Autor: Sílvia Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2005, Metrópole, p. C4

Em vez de fazer modificações, como se cogitou, prefeito quer mais respeito à lei e às faixas de ônibus

Na véspera de completar seis meses de mandato, o prefeito José Serra (PSDB) mudou o discurso para uma área prioritária da gestão. Decidiu não falar mais de um novo modelo de rodízio municipal de veículos e agora quer apostar em fiscalização mais rigorosa para tirar parte do 1,5 milhão de carros em situação irregular e, com isso, aumentar a fluidez do tráfego. "O que vamos fazer é apertar a fiscalização para aumentar a eficiência do atual modelo", disse Serra ontem. O prefeito negou que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) tenha planos para testar o novo rodízio a partir do dia 8, época de férias. "Não foi marcada nenhuma data. Vamos avaliar o resultado e depois decidir se colocamos um novo modelo."

Câmeras vão ajudar os marronzinhos a flagrar veículos desrespeitando o rodízio ou as faixas exclusivas de ônibus. O presidente da CET, Roberto Scaringella, explicou que os equipamentos para ampliar a fiscalização estão sendo comprados pela empresa. "Antes eram fiscalizados 45 pontos na cidade. Com a mudança de metodologia, serão 200", disse.

O secretário de Transportes, Frederico Bussinger, também destacou o investimento em equipamentos. "Vamos requalificar e ampliar a fiscalização na cidade." O secretário disse ainda que, no próximo semestre, sua pasta terá resultados mais visíveis à população.

Segundo a pesquisa feita pelo InformEstado, no ranking das piores áreas da gestão Serra o trânsito fica em 9º lugar e o transporte público, em 2º, atrás apenas de saúde. Parte dessa avaliação se explica pelo aumento da tarifa de ônibus, de R$ 1,70 para R$ 2,00. "Foi uma medida difícil, mas corajosa e responsável", defendeu Bussinger. "Tomamos uma série de medidas para manter o sistema, que foi deixado em uma situação insustentável pela gestão passada."

Para a coordenadora de gestão da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Cristina Badini, a equipe de Serra tem competência, mas ainda precisa traduzir isso em resultados. "Faltou definir uma política. Se há um plano, deveria ter sido divulgado."

O presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia, afirmou que considera correto o investimento na CET. "É a melhor solução para a escassez de recursos da Prefeitura."