Título: Brasil será líder em venda externa de carne, de novo
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2005, Economia & Negócios, p. B10
O Brasil vai atingir mais um recorde histórico de exportações de carne bovina neste ano, segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) a previsão de Marcus Vinícius Pratini de Moraes. Segundo ele, as exportações de carne vão chegar a US$ 3 bilhões em 2005, um crescimento de 20% em relação ao ano passado. Com isso, o Brasil deverá ser, pelo terceiro ano seguido, o maior exportador de carne bovina do mundo. O País perdeu participação de mercado em alguns países do Oriente Médio e Sudeste Asiático por causa da queda do dólar, disse Pratini. E a exportação de carne industrializada para os Estados Unidos foi interrompida durante um mês por motivos sanitários. Mas essas perdas foram mais do que compensadas pelo aumento das vendas para a Rússia, que reabriu seu mercado para a carne brasileira, e Egito, diz Pratini. "Em maio, a Rússia absorveu 25% de todas as exportações de carne brasileira", diz o presidente da Abiec. A Rússia tinha proibido a compra de carne brasileira em setembro do ano passado, por causa de incidência de febre aftosa no Pará e Amazonas.
Na quarta-feira, alguns frigoríficos brasileiros voltaram a exportar carne industrializada para os EUA. Segundo Pratini, a interrupção não vai afetar os números deste ano. Já a questão da venda de carne in natura para os EUA, que se arrasta há quatro anos, parece longe de uma solução. Para Pratini, o processo de análise de risco deve ser concluído no final deste ano. "Depois disso, teremos a negociação das cotas para venda para os EUA", diz Pratini. "Mas é claro que existe um componente político, o Uruguai conseguiu autorização para exportar carne para os EUA em apenas 6 meses."
A China continua fechada para a carne brasileira, apesar dos acordos firmados em novembro. Hoje, os maiores compradores de carne brasileira são a Rússia, Holanda, Grã-Bretanha, Chile e Egito. A Abiec está investindo em um programa de marketing para abrir novos mercados, com direito a churrasco às margens do Rio Nilo, regado a caipirinha.