Título: Relatório alerta para efeitos da crise na agricultura
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2005, Economia & Negócios, p. B3

A crise na agricultura, que levou 40 mil produtores a fazerem um tratoraço na Esplanada dos Ministérios esta semana, mereceu um capítulo específico no Relatório de Inflação divulgado ontem pelo Banco Central. O documento lista três efeitos da crise na economia: os agricultores perderão renda, o que significa menos consumo; pode haver efeitos na inflação dos alimentos e há riscos de redução nas exportações. Segundo o relatório, os efeitos da quebra da safra no consumo já se fazem notar nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Há queda de vendas mais forte nos Estados onde a economia depende da agricultura do que na média do País. Há indícios de que o comércio de máquinas, equipamentos agrícolas e fertilizantes terá queda em 2005.

Para a inflação, os efeitos são menores. As culturas de arroz e feijão, que pesam mais nos índices de preços, não foram fortemente afetadas pela seca. Produtos mais prejudicados, como soja e milho, têm cotação internacional e o câmbio baixo amorteceu a tendência de alta.

A balança comercial, diz o relatório, registra perdas expressivas nas vendas de alguns produtos. Entre eles, o milho caiu 62,5% de janeiro a maio ante igual período de 2004.