Título: Testemunha que fazia saques revela à PF novo nome de envolvido em esquema
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2005, Nacional, p. A8

O comerciante Alexandre Vasconcelos Castro, confirmou ontem, em depoimento na Polícia Federal, em Belo Horizonte, ter feito saques em 2003 no Banco Rural com cheques da SMPB, a agência da qual é sócio o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. Segundo o delegado Cláudio Ribeiro Santana, que ouviu o depoimento, Castro negou ter qualquer relacionamento com Marcos Val ério, Geiza Dias dos Santos, que trabalha no departamento financeiro da SMPB, e Simone Vasconcelos, gerente financeira da agência de publicidade. "Ele realmente confirmou que fez os saques no Banco Rural, com cheques da SMPB, mas declarou não conhecer Marcos Valério, a SMPB, a DNA e também Geiza ou Simone, que são funcionárias da empresa", relatou . O delegado inf ormou, porém, que o comerciante revelou o nome de mais uma pessoa envolvida no esquema. "Não posso revelar este nome, por enquanto, para não atrapalhar as investigações", afirmou.

Segundo Santana, o comerciante alegou que fazia um favor a um amigo, que lhe entregava os cheques da SMPB, que, em seguida, eram sacados na conta do Banco Rural. "Ele, por uma questão de amizade pegou os cheques, ia lá, sacava o dinheiro e entregava para e le. E, segundo Alexandre, a pessoa nunca colocou qual seria a finalidade daquele dinheiro", disse o delegado.

Ainda conforme o delegado, Castro informou que sabia que os saques eram de valores altos, superiores a R$ 100 mil. "O nome que foi declinado hoje (ontem) no depoimento, da parte que eu conheço da investigação, é um nome novo que ainda não tinha aparecido." Geiza Dias e Alexandre Castro foram identificados durante apurações do Ministério Público e da PF como responsáveis pelos saques .