Título: Presidente da OAB chama blitz de abuso
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2005, Nacional, p. A13

A blitz da PF provocou dura reação da Ordem dos Advogados do Brasil. Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB paulista, condenou "invasões de escritórios lastreadas em mandado judicial de busca genérico, oriundo de outro Estado". A OAB aponta "abusos" da PF e anunciou que vai entrar com mandado de segurança coletivo preventivo em defesa dos advogados e promover ato público de repúdio na praça da Sé. O superintendente da PF José Ivan Lobato afirmou que a Monte Éden foi legal, executada sem violência. O nome da operação é uma associação de palavras - Monte, de Montevidéu, onde foram abertas as offshores; e Éden, de paraíso fiscal. A procuradora da República Solange Braga lembrou que a ação tem amparo judicial. "Eu estou chocado e envergonhado do Judiciário que nós temos e das instituições brasileiras", desabafou o criminalista José Roberto Leal de Carvalho, que defende o advogado Oliveira Neves, capturado pela PF. "Tenho vergonha dos abusos que se cometem neste país."

Os mandados foram despachados pela juíza federal Ana Paula Rodrigues Mathias. No mandado 031, para apreensão no Oliveira Neves, ela destacou: "Fica autorizado, se necessário, arrombamento, utilizando-se de todos os meios legais para a fiel execução deste mandado." A juíza mandou recolher documentos e títulos ao portador - papéis em nome de offshores do Uruguai que serviam de garantia de posse de patrimônio que empresários brasileiros ocultaram do Fisco.

A juíza advertiu a PF para "agir com a maior discrição possível, isso por estar exatamente empreendendo atividade de polícia de investigação, onde o sigilo é imprescindível". Ela deu prazo de 15 dias para a PF cumprir a missão, "sendo desnecessária a obtenção de decisão judicial do local da diligência".