Título: Propriedades não constam de cadastro obrigatório
Autor: Biaggio Talento
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2005, Nacional, p. A9

Inscrever propriedades rurais nos cartórios de registro de terras do interior do Nordeste é muito fácil. Basta apresentar um documento de compra e venda do imóvel (que pode ser obtido por meios fraudulentos) e, algum tempo depois, a pessoa sairá do cartório com a chancela de "proprietário". Foi isso que, aparentemente, aconteceu com as dez fazendas registradas no oeste da Bahia em nome das empresas do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. A s associações de produtores agropecuários e órgãos públicos do setor nos municípios de Barreiras e São Desidério não registram a DNA e SMPB como donas de terras na região. Elas não constam do cadastro de vacinação da Agência de Defesa Sanitária (ADAB) da Secretaria da Agricultura da Bahia, registro imprescindível para qualquer negociação de gado no Estado.

Das dez fazendas que a DNA e SMPB alegam possuir, três - Barra I, II e III - na verdade pertencem à Carvic Agropecuária. O diretor da Associação dos Criadores do Oeste (Acrioeste), Ricardo Barata, disse conhecer o dono das terras: "Eu conheço Victor Nehmi. É pessoa honesta e investe na região há algum tempo. Marcos Valério nunca soube atuar por aqui", informou. Segundo eles, é comum é comum o registro fictício de terras para "engordar" patrimônio e obter empréstimos bancários.

A titular do Cartório de Registro de Imóveis e Hipoteca da Comarca de São Desidério, Ana Elizabeth Vieira Santos, explicou ao Estado que não tem como enviar seus funcionários para verificarem in loco se as propriedades cujo registro é pedido realmente existem.