Título: Serra quer 3.ª pista nas Marginais
Autor: Iuri Pitta
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2005, Metrópole, p. C1

Prefeito diz que projeto ainda está em estudo; idéia é construir uma via expressa na qual haveria cobrança de pedágio

A Prefeitura está elaborando estudos para remodelar as Marginais do Pinheiros e do Tietê. Entre as hipóteses levantadas pelos engenheiros municipais estão a construção de uma terceira pista nas duas vias e a criação de uma faixa expressa exclusiva, com possibilidade de cobrança de pedágio. "Para as Marginais, queremos fazer uma obra grande, uma verdadeira remodelação. Estamos trabalhando febrilmente nisso", disse o prefeito José Serra (PSDB), em entrevista concedida ontem ao programa Panorama Eldorado, da Rádio Eldorado, que vai ao ar na hora do almoço.

Serra quis deixar claro que não há nenhuma decisão tomada sobre a eventual obra e o projeto ainda está em fase de estudos. Mas fez questão de citar vantagens que a obra pronta traria à cidade.

"Não vão pôr 'Serra decidiu tal coisa'. Isso (pedágio) está sendo estudado", observou o prefeito, dirigindo-se aos jornalistas, para emendar na seqüência: "Quem tomar conta faz a manutenção do resto, remodelando outras pistas. Elas (as outras pistas) ficariam como se fossem estradas, mas livres (de pedágio) como hoje."

Segundo o prefeito, a construção envolveria "pequenas obras e pequenas desapropriações", por questões financeiras. "Segundo os engenheiros, cabe (mais uma pista nas Marginais). Podemos ter uma pista exclusiva, que talvez fosse com pedágio. Quem tem mais pressa, ou caminhões e ônibus estaduais, poderia ir por ela."

Serra afirmou que esse "trânsito interestradas" é um problema que São Paulo "precisa enfrentar". Mas não sozinha. "A Marginal é o desaguadouro de todo o Brasil. As duas, a Pinheiros e a Tietê", disse o tucano, dando a entender que o projeto deveria contar com ajuda financeira do governo federal.

O prefeito alegou que os produtos exportados pelo País usam amplamente a infra-estrutura da cidade e citou um argumento que a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) também lembrava, em relação aos tributos pagos pelos paulistanos. "Há algum tempo fizemos um estudo: de cada R$ 7,00 que o paulistano paga em impostos, R$ 1,00 fica com a Prefeitura e o resto vai para os governos estadual e federal."

Serra não é o primeiro prefeito a querer ampliar as Marginais. Em 1999, o então secretário de Transportes da gestão Celso Pitta, Getúlio Hanashiro, lançou a idéia de construir mais uma pista na Tietê, com pedágios em três faixas. A iniciativa privada tocaria as obras, em troca do direito de explorar a cobrança. Polêmico, o projeto foi arquivado no ano seguinte.