Título: Venda de carros ignora estagnação e cresce 10,6%
Autor: Cleide Silva
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2005, Economia & Negócios, p. B5

Indústria automobilística comercializou 800 mil veículos no semestre; resultado de junho, com 148,5 mil unidades, foi o melhor para o mês desde 1997

A indústria automobilística encerrou o primeiro semestre com vendas de 800 mil veículos, um aumento de 10,6% em relação a igual período do ano passado. Só no mês passado foram vendidos 148,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, o melhor resultado para um mês de junho desde 1997, quando bateu na casa de 179 mil unidades. Na comparação com maio, o resultado mensal foi 3,8% melhor e, em relação a junho do ano passado, houve crescimento de 13,6%. Contabilizando-se apenas os negócios com carros, picapes e utilitários, foram vendidos no País no mês passado 139,9 mil unidades, resultado 3,6% melhor que o de maio. No acumulado do ano, a soma é de 752,9 mil veículos, um crescimento de 11,3% ante 2004.

Na opinião de executivos e analistas do setor automobilístico, o desempenho é resultado, em parte, das promoções realizadas pelas marcas e também da chegada de novos produtos ao mercado. Os aumentos da taxa de juros promovidos pelo Banco Central ao longo do semestre não foram repassados integralmente para as prestações dos automóveis.

Já os preços dos carros subiram em média 6% entre janeiro e maio, ante uma inflação de 3,39% medida pelo INPC. Novos reajustes estão programados para este mês. A Fiat já anunciou aumento médio de 1,5% para os modelos da marca a partir da próxima quarta-feira. No mês passado, a empresa não alterou suas tabelas.

Na próxima semana, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) vai divulgar o balanço completo do setor, com dados de produção, exportações, vendas e nível de emprego. Também fará as projeções para os próximos meses.

O presidente da GM do Brasil, Ray Young, acredita que a indústria automobilística vai encerrar 2005 com vendas internas de 1,64 milhão de veículos, resultado 5% melhor que o do ano passado. Para atingir a meta, as montadoras precisam praticamente repetir as vendas realizadas de janeiro a junho.

Young aposta na queda dos juros nesse segundo semestre, o que vai estimular o mercado. "O primeiro semestre foi melhor do que eu previa, demonstrando que a economia tem capacidade de superar variáveis macroeconômicas."

LÍDER

A Fiat lidera o mercado de veículos no semestre, com 23,7% de participação nas vendas totais, seguida pela Volkswagen, com 22,7%. A General Motors, líder no ano passado, está em terceiro lugar, com 20,6% do mercado. Das três, só a Volks produz também caminhões e ônibus. Fiat e GM atuam no segmento de automóveis e comerciais leves.

Nesse segmento, responsável pela maior parte dos negócios, a Fiat também é líder, com 25,2% de participação. Volks e GM disputam o segundo lugar, com diferença de apenas 64 unidades para a montadora alemã.