Título: Podem investigar meu governo, diz FHC
Autor: Jair Aceituno
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2005, Nacional, p. A13

Ex-presidente cobra ampla apuração de denúncias, garante que não tem nada a esconder e alfineta: "Se alguém errou, que pague"

"As denúncias estão colocadas e tem de se apurar e, se quiserem apurar no meu governo, que apurem também. Eu não tenho nada a esconder e, se alguém errou, que pague", disse ontem à tarde o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em rápida entrevista no aeroporto de Lins (SP), onde visitou as empresas do Grupo Bertin. Fernando Henrique defendeu que as investigações sejam estendidas a todos os governos que puderem alcançar, inclusive o atual, punindo aqueles que tenham cometido irregularidades. "O País está olhando e qualquer partido cortaria até na própria carne", afirmou Fernando Henrique. Na opinião do ex-presidente, o Congresso e demais órgãos têm de cumprir suas funções, e o País continuará funcionando normalmente, vendo as providências decorrentes do encaminhamento das questões.

Dando uma explicação sobre o seu conselho para Lula não ser candidato à reeleição, FHC disse que o importante é que hoje ele cuide do governo e faça campanha eleitoral no tempo certo, não antecipadamente. Quanto à própria eleição, também foi enfático: "Eu já disse reiteradas vezes que não sou candidato a nada; o Brasil precisa que todos dêem as mãos, se unam patrioticamente em busca das apurações, da governabilidade e do perfeito funcionamento da sociedade".

Cauteloso, mas firme, ao defender a apuração das irregularidades, o ex-presidente disse: "Eu tive uma oposição muito radical, que não pensava no Brasil e o presidente Lula tem sorte de ter uma oposição que pensa no Brasil também; o PT foi ruim na oposição e parece que não vai bem assim no governo". Quanto à possibilidade de Lula saber do que ocorria antes das denúncias feitas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB) sobre o mensalão, também foi direto: "Eu não posso dizer isso,porque ele (Lula) diz que não, e eu espero que não".

CARONA

Durante a conversa com os jornalistas, FHC disse várias vezes não ser candidato a nada e que esse não é o momento para se falar em candidatura. Mas essa não parece ser a mesma posição do vereador José Aníbal, que o acompanhou na viagem. Aníbal declarou que se coloca à disposição do PSDB para concorrer ao governo do Estado por se sentir "em condições de disputar a eleição ao governo de São Paulo".

A presença do ex-presidente - acompanhado de José Aníbal e do deputado Edson Aparecido - atraiu mais de 30 prefeitos e dezenas de vereadores da região ao aeroporto de Lins. Ao final, tucanos entoaram a frase: "FHC, que saudade de você", mas não conseguiram a adesão das cem pessoas presentes.