Título: PT cede 2 pastas para o PMDB no novo ministério
Autor: Cristiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2005, Nacional, p. A11

Saúde e Minas e Energia ficarão nas mãos de peemedebistas, segundo acerto de Lula com cúpula governista da legenda

COMUNICAÇÕES: Entra: Hélio Costa (PMDB-MG) Sai: Eunício Oliveira, (PMDB-CE) PREVIDÊNCIA: Entra: Paulo Lustosa, atual secretário-executivo do Ministério das Comunicações Sai: Romero Jucá (PMDB-RR) MINAS E ENERGIA: Entra: Silas Rondeau, atual presidente da Eletrobrás Sai: Dilma Rousseff, já transferida para a Casa Civil SAÚDE: Entra: Saraiva Felipe (PMDB-MG) Sai: Humberto Costa (PT-PE) QUEM SAI, QUEM ENTRA Christiane Samarco BRASÍLIA

O presidente Lula começou a definir ontem a reforma que mudará o perfil político do ministério, com a troca de petistas por peemedebistas e a dispensa de candidatos às eleições, incluindo presidentes de estatais. A cota de poder do PMDB foi acertada em conversa de Lula com o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e o senador José Sarney (AP). Além da Previdência e das Comunicações, o partido terá os Ministérios da Saúde e de Minas e Energia.

A bancada do PMDB na Câmara indicou o deputado Saraiva Felipe (MG) para a Saúde, no lugar do petista Humberto Costa, pré-candidato ao governo de Pernambuco. O presidente da Eletrobrás, Silas Rondeau, afilhado de Sarney, irá para Minas e Energia. O cargo está vago há 15 dias, desde a mudança de Dilma Rousseff para a Casa Civil.

NOVOS TITULARES

Os titulares da Previdência e das Comunicações vão mudar. Segundo colaborador do presidente que acompanha aS negociações, Lula acertou com Renan e Sarney que Romero Jucá (RO), investigado por denúncias de fraude fiscal, sairá da Previdência e voltará ao Senado, com o posto de líder do governo no Congresso. Substituirá o senador Fernando Bezerra (PTB-RN), que pôs o cargo à disposição quando assinou o pedido de CPI dos Correios.

Como o senador Hélio Costa (PMDB-MG) recusou o convite para a Previdência, a solução foi apelar para a dança das cadeiras no próprio partido. Ele assumirá as Comunicações no lugar do deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), que já comunicou a Lula que quer disputar o governo estadual ou uma vaga de senador no ano que vem. O presidente quer liberar já os candidatos, para evitar nova reforma ministerial daqui a oito meses, quando a lei obriga todos os ocupantes de cargos públicos a deixarem seus postos para concorrer à eleição.

Nesta composição, o escolhido para substituir Jucá foi o secretário-executivo das Comunicações, Paulo Lustosa, que tinha o apoio de Eunício e de setores da bancada da Câmara para assumir as Comunicações.

O ministro de Ciência e Tecnologia, deputado Eduardo Campos (PSB-PE), deu resposta positiva ao apelo de Lula para ficar no cargo. Primeiro a ser chamado ao Planalto ontem, ele abriu mão de uma eventual candidatura ao governo de Pernambuco.

Outro que desistiu de disputar eleição para ficar no governo foi o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo (PC do B). De acordo com um colaborador de Lula, Aldo ficará no novo ministério, mas não necessariamente no mesmo posto. Na quinta-feira, Lula sondou o presidente da Infraero, ex-senador Carlos Wilson (PT), para ocupar o lugar de Aldo, mas este recusou. Comunicou ao chefe que quer se candidatar, possivelmente a deputado.

MENTIRAS

Também não está definido o comando da pasta das Cidades. Lula já revelara a vários interlocutores, mesmo do PT, a intenção de dispensar o petista Olívio Dutra. Tanto que Cidades chegou a entrar na roda de negociações com o PMDB, tanto no final do ano como nos últimos dias.

Mas um colaborador de Lula disse que Olívio negou que queira se candidatar EM 2006. E não foi o único que desmentiu uma candidatura que o presidente julgava óbvia. Por isto mesmo, diz o colaborador, Lula estaria "muito irritado" com várias negativas. "Tem gente que não está me dizendo a verdade", queixou-se ao colaborador.