Título: Cristovam também quer que Lula desista da reeleição
Autor: Vera Rosa e João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/07/2005, Nacional, p. A4

O senador Cristovam Buarque (PT-DF), primeiro ministro da Educação do governo petista, sugeriu ontem ao presidente Lula que não dispute a reeleição no ano que vem. "Parte dessa crise no governo existe porque há a possibilidade de reeleição", disse Cristovam, para quem o Planalto deveria enviar ao Congresso uma proposta de emenda constitucional acabando com a hipótese de reeleição para presidente da República, governador e prefeito. "O presidente senta na cadeira já sendo candidato. Isso diminui a importância do presidente, porque ele é tratado como candidato", disse o senador. No caso de Lula, afirmou Cristovam, a situação é ainda pior porque o presidente não conseguiu imprimir uma marca à sua administração. "A nossa grande marca é o Palocci, que está continuando uma política econômica do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso."

Cristovam quer ainda que o PT tome providências drásticas para enfrentar a crise que desnorteou o partido depois das denúncias do mensalão.

O senador recomenda que o presidente do PT, José Genoino, abra uma investigação interna para apurar as evidências contra o tesoureiro Delúbio Soares e o secretário-geral, Sílvio Pereira. Enquanto durar a investigação, Genoino e os demais dirigentes petistas deveriam se afastar.