Título: Ministro nega que tenha influência sobre os negócios da empresa
Autor: Alexandra Penhalver
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/07/2005, Nacional, p. A9

O ministro Luiz Gushiken afirma que não participa do setor privado desde que se desligou da empresa Gushiken e Associados em outubro de 2002. À frente da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica , ele contesta as informações de que acompanharia os trabalhos da Globalprev Consultores Associados S.C. Ltda (sucessora de sua antiga empresa) e diz que, tampouco, tem influência sobre os negócios que a empresa mantém com os fundos de pensão de empresas estatais.

A seguir, as respostas dadas por telefone ao Estado pela Assessoria de Imprensa de Gushiken:

O ministro Gushiken tem algum vínculo indireto, comercial, técnico ou financeiro com a empresa Globalprev?

O ministro Gushiken considera falsas quaisquer questões sobre participação ou ingerência nos negócios da empresa (Globalprev). O ministro não acompanha e não tem interesse nas atividades desta empresa. Gushiken desligou-se da empresa Gushiken e Associados em 30 de outubro de 2002. Após sua participação ser encerrada nos negócios o processo de desligamento, na Junta Comercial, foi concluído em 6 de dezembro de 2002.

O sucesso da Globalprev com os fundos de pensão de empresas estatais tiveram alguma influência do senhor ministro?

Em momento algum o ministro Gushiken fez qualquer aproximação da empresa com os fundos de pensão.

Não lhe parece estranho que os principais presidentes de fundos de pensão, indicados pelo senhor, sejam os maiores contratantes da Globalprev?

Isto já foi respondido.

O senhor Gushiken chegou a residir na casa onde hoje está instalada a Globalprev, na cidade de Indaiatuba , interior do Estado de São Paulo?

Todas as respostas que tínhamos já foram dadas.