Título: Ministério diz esperar as solicitações para este mês
Autor: Ricardo Westin
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/07/2005, Vida&, p. A13

O Ministério da Saúde informa que os hospitais estão demorando para solicitar o convênio para as cirurgias plásticas reparadoras da lipodistrofia porque os Estados ainda estão se organizando e selecionando que instituições poderão realizar as operações. A pasta espera que os pedidos de credenciamento comecem a chegar neste mês. Até agora, só um hospital enviou a documentação a Brasília. O ministério não revela o nome porque os papéis ainda estão sob análise. Em Estados como o do Rio e Minas Gerais, no entanto, as respectivas secretarias da Saúde informam que nenhum hospital manifestou interesse na portaria do governo.

O ministério afirma que não há exagero nas exigências de equipes e de instalações para a realização das operações, como argumentam hospitais e ONGs ligadas aos doentes.

"A segurança do ato médico depende da segurança sanitária da área física, dos equipamentos e da qualificação do pessoal. O risco é muito grande", afirma a médica Lídia Marques Silveira, consultora da Coordenação de Alta Complexidade do Ministério da Saúde.

Para a pasta, o dinheiro que será pago pelas cirurgias não é insuficiente. É uma média dos valores cobrados em diversas partes do País. O ministério quer realizar 2 mil cirurgias nos próximos 12 meses.