Título: Executiva deve propor reestruturação ampla
Autor: Mariana Caetano e Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/07/2005, Nacional, p. A4

A executiva do PT , que se reúne hoje em São Paulo, deve enviar ao diretório nacional uma proposta de reestruturação da condução do partido. O centro do projeto é a substituição de vários nomes da executiva - que tem 21 integrantes -, especialmente do Campo Majoritário, tendência que detém o comando do PT, por outras pessoas de maior projeção política e perfil menos técnico. Seguindo essa linha, além da saída de Silvio Pereira da secretaria-geral, e do provável desligamento do tesoureiro Delúbio Soares, devem deixar a executiva os secretários Paulo Ferreira (Relações Internacionais), Marcelo Sereno (Comunicação), Gleber Naime (Organização) e Francisco Campos (Mobilização). Ferreira pode ser substituído por Marco Aurélio Garcia, assessor especial do presidente Lula, ou um parlamentar.

O ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, é cotado para ingressar na executiva em substituição a Francisco Campos. O ministro da Saúde, Humberto Costa, é cogitado para assumir uma vaga na executiva. Coordenador do Campo Majoritário, Francisco Rocha, o Rochinha, é apontado como substituto natural de Gleber Naime. A dúvida ainda é em relação à permanência de Genoino na presidência. O assunto divide o PT e até mesmo a própria tendência de que faz parte, o campo majoritário.

Se confirmada a saída de Genoino, a presidência do PT, levando-se em conta a linha sucessória natural, deveria ser assumida pela ex-prefeita Marta Suplicy, vice-presidente da sigla. Ela não quis se manifestar sobre o assunto ontem. Mas pessoas próximas não recomendam a ela que assuma o posto. Marta é uma das pré-candidatas do PT ao governo paulista e, nesta condição, presidir o partido em um momento de crise poderia desgastar sua imagem.

Entre os que defendem a permanência de Genoino no posto estão Valter Pomar, terceiro vice-presidente da sigla, e João Felício, secretário sindical do PT. "Seria uma gravidade sem tamanho o Genoino ser afastado neste momento. Mas a recomposição da Executiva é inevitável", comentou Pomar.

Além da reestruturação da executiva, outro assunto que deverá pautar a reunião hoje é abertura de uma comissão de sindicância para apurar as denúncias do deputado Roberto Jefferson (PDT-RJ) e as vinculações de petistas com o publicitário Marcos Valério.