Título: Relator de CPI quer convocar Genoino e Delúbio
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/07/2005, Nacional, p. A10

BRASÍLIA - O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), propôs ontem a convocação do presidente do PT, José Genoino, e do tesoureiro, Delúbio Soares, para explicar o empréstimo de R$ 2,4 milhões que teve como avalista o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, dono da agência SMPB. "Na lógica que Marcos Valério é fornecedor dos Correios e foi avalista de empréstimo com o PT é plausível a convocação dos dois. Isso justifica a convocação." Marcos Valério vai depor amanhã e o relator quer perguntar do empréstimo. "Valério vai ter de dizer alguma coisa." Para Serraglio, "não é comum" o publicitário ter sido avalista de empréstimo do PT. Ele disse que sua comissão acabará investigando a denúncia de mesada de parlamentares se a CPI do Mensalão não for criada até quinta-feira. "A CPI dos Correios vai investigar tudo, se a do Mensalão não for aberta."

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) concorda. "Se não houver a CPI do Mensalão, a dos Correios vai ter de investigar tudo", disse. "Vamos ter de esperar para ver se a CPI do Mensalão sai ou não."

Serraglio disse que é "inevitável" a convocação do líder do PMDB na Câmara, José Borba (PR), para depor na CPI do Mensalão ou, se não for criada, na dos Correios. Fernanda Karina Somaggio, ex-secretária de Valério, contou que Borba tinha encontros semanais com o publicitário. E o líder aparece na lista de visitantes do Banco Rural de Brasília, onde parlamentares, segundo o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), receberiam o mensalão.

A oposição tentará aprovar hoje ou amanhã a convocação de Delúbio e Genoino. "Não dá para adiar. O PT tem de parar de tapar o sol com a peneira", disse o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ). Ele quer que os petistas deponham na próxima semana. "Vamos fazer pressão para que isso ocorra logo".