Título: Acusado de receber mesada, PMDB perde Previdência
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/07/2005, Nacional, p. A12

BRASÍLIA - Na reta final da negociação da reforma do ministério com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PMDB perdeu ontem uma das quatro vagas que acertara na sexta-feira: a Previdência Social. O envolvimento do nome do líder do PMDB na Câmara, José Borba (PR), nas denúncias do pagamento de mesadas a parlamentares da base aliada custou a vaga ao partido. Além de ver sua cota de poder encolhida, até o início da noite de ontem a cúpula governista ainda tinha dúvidas sobre a permanência da legenda à frente do Ministério das Comunicações, para o qual a bancada do Senado indicara o senador Hélio Costa (MG). A única boa notícia foi um recado do Planalto de que estava de pé a indicação do deputado Saraiva Felipe (MG) para a Saúde, no lugar do petista Humberto Costa.

Mas, segundo um dirigente do partido, a única vaga assegurada 100% era a de Silas Rondeau, afilhado do senador José Sarney (AP), para as Minas e Energia. Embora Hélio Costa tivesse o apoio unânime da bancada de senadores e insistisse em que só participa do governo se puder contribuir em uma área da qual entenda (leia-se Comunicações), outro nome permanecia na mesa de negociações: o do deputado Delfim Neto (PP-SP). Ele conta com o apoio discreto do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e também já disse que não aceita outra área que não a de Comunicações.

TÉCNICO

Na segunda-feira tensa para o PMDB, coube ao líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), conduzir a conversa com os peemedebistas. Em reunião reservada na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Mercadante comunicou que o presidente Lula quer um técnico para substituir o senador Romero Jucá (PMDB-RR) na Previdência.

Com isto, ficou descartada a segunda indicação da bancada da Câmara, com o patrocínio do atual ministro das Comunicações, Eunício Oliveira (PMDB-CE): a do secretário-executivo das Comunicações, Paulo Lustosa. Cotado para substituir Eunício e depois deslocado como opção para a Previdência, Lustosa está fora do novo ministério que Lula quer anunciar antes de embarcar, nesta quarta-feira, em viagem oficial à Escócia.