Título: Como preliminar da cúpula, protestos, confusão, choques
Autor: João Caminoto
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/07/2005, Internacional, p. A13

EDIMBURGO - Centenas de manifestantes entraram em choque ontem com a polícia em Edimburgo, Escócia, dois dias antes da reunião de cúpula do Grupo dos Oito (G-8 - as sete nações mais ricas e a Rússia), na cidade de Gleneagles. Pelo menos 60 manifestantes foram presos e 20 pessoas, entre elas dois policiais, ficaram feridas. A manifestação havia começado pacificamente, com pelo menos três grupos de aproximadamente 250 manifestantes tocando tambores, tocando sinos e dançando. A violência foi desatada quando uns 30 anarquistas infiltrados entre os manifestantes começaram a atacar as forças policiais.

As marchas de ontem foram parte de uma série de manifestações iniciada sábado exigindo o fim da pobreza, principalmente na África. Contudo, muitos manifestantes buscaram protestar contra o "G-8, a guerra, o capitalismo e a escravidão do trabalho assalariado", segundo explicou um membro do grupo Dissent.

"Eu vim me divertir e demonstrar minha raiva ao G-8. Os países ricos causaram a pobreza no Terceiro Mundo", disse Joly Hurcombe, de 55 anos, vinda da Inglaterra.