Título: Chirac faz piada com ingleses e diverte Putin e Schroeder
Autor: Gilles Lapouge
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/07/2005, Internacional, p. A15

PARIS - Três homens estão reunidos. Um dos três fala da Inglaterra. Ele diz: "A única coisa que os ingleses fizeram pela agricultura européia foi a vaca louca". Os dois convivas caem na gargalhada. Eles não se agüentam, dão palmadas nas coxas. Aí o primeiro, orgulhoso de seu sucesso, emenda mais uma: "De qualquer forma, não se pode confiar em gente que tem uma gastronomia tão ruim como os ingleses. Depois da Finlândia, a Inglaterra é o país onde pior se come." Novas risadas. Os três homens, que estão em conferência em Kaliningrado, não são representantes comerciais meio embalados por cerveja.

Um é o presidente francês, Jacques Chirac. Outro, o chanceler alemão, Gerhard Schroeder. E o terceiro, o presidente russo, Vladimir Putin. E entre duas conversas sérias em antecipação à reunião do G-8 que se realizará no fim de semana em Gleneagles, na Escócia, eles se distraem como colegiais excitados ou chegados no álcool. E muito naturalmente, o alvo de suas gozações é o país que incomoda os três, a Inglaterra, que tem um primeiro-ministro brilhante, é amiga dos Estados Unidos e colhe resultados invejáveis no campo econômico.

Putin, ao servir ovos a Chirac, indaga: "O que você acha dos hambúrgueres?" O líder francês não pensou duas vezes: "São de longe preferíveis à comida britânica..."

Chirac contou, então, os "apuros alimentares" que passou quando o escocês George Robertson, ex-secretário da Organização do Tratado do Atlântico Norte, lhe ofereceu um jantar com comida típica. "Essa foi a origem de nossos problemas com a Otan...", concluiu rindo.

Uma porta entreaberta permitiu que um repórter do jornal Libération anotasse a conversa.Todo o mundo sabe que Chirac nunca teve um linguajar refinado. No tempo em que Margaret Thatcher governava a Grã-Bretanha, Chirac, exasperado pela teimosia dela, resmungou: "Mas o que a velha quer? Que eu lhe entregue minhas bolas numa bandeja de prata?"

Chirac participará amanhã do jantar de abertura da cúpula, oferecido pela rainha Elizabeth. O menu não foi revelado.

Amigo pessoal de Blair, o presidente americano, George W. Bush, também deixou claro que não chega a ser um fã da culinária britânica: "Durante a reunião, não vou comer haggis (comida típica escocesa, feita com miúdos de carneiro) nem vestir kilt (saia escocesa)".