Título: Valério foi à Casa da Moeda
Autor: Carlos Marchi e Silvana Guaiume
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/07/2005, Nacional, p. A12

Além dos contatos mantidos em 2003, há três meses o presidente da Casa da Moeda do Brasil, Manoel Severino dos Santos, teve dois encontros reservados com o publicitário Marcos Valério de Souza Fernandes no escritório da estatal, no Rio. Além disso, em 2004 Manoel Severino recebeu um emissário de Valério para discutir um projeto "grandioso" na área de eventos, que não teria vingado por falta de verba. Os contatos mantidos em 2003 - que Manoel Severino confirmou, mas disse não se lembrar da quantidade - foram revelados ontem pelo Estado, com base em registros na agenda da ex-secretária do publicitário, Fernanda Karina Somaggio. "Em todas as ocasiões, a impressão que me passou foi de um empresário empreendedor", declarou.

Acompanhado de dois assessores e um advogado, o presidente da Casa da Moeda recebeu a reportagem no escritório onde trabalha desde maio de 2003 e relatou os encontros com o publicitário. Explicou que, no primeiro deles, Valério quis informações sobre a produção de cartões telefônicos.

No segundo, eles tomaram café na sala da presidência e discutiram "projetos". "Se estava querendo alguma coisa, não sei, não posso dizer que havia segunda intenção porque ele não explicitou nada. Nunca propôs nada efetivamente", afirmou.

Manoel Severino negou ter intimidade com o publicitário e afirmou que é "comum" receber empresários em sua sala. E negou que Valério tenha sido apresentado pelo ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

"Eu não sabia nada de contratos com o governo, com os Correios. Ele nunca falou comigo sobre contrato, nunca tentou fazer nenhum negócio, nenhuma barganha. Queria apresentar a empresa dele", disse.

MILITANTE

Sobre os contatos registrados na agenda, de 20 de novembro a 8 de dezembro de 2003, Manoel Severino disse que eles ocorreram em função de "estratégia política". "Sou militante do PT, a gente estava começando discutir estratégias para ano seguinte", explicou. Ele negou que Delúbio tenha pedido a Valério que o procurasse com urgência, como sugerem as anotações. "Foi um movimento que fiz a partir daquele contato."