Título: União Africana pede cancelamento das dívidas
Autor: João Caminoto
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/07/2005, Internacional, p. A14

MAIS AJUDA: Os líderes africanos pediram ontem aos países do G-8 que cancelem as dívidas dos governos da África, reformem o comércio internacional e aumentem a ajuda para o combate à pobreza no continente. Quarenta e sete chefes de Estado da União Africana (UA), que encerraram ontem um encontro de dois dias na Líbia, também prometeram ampliar os esforços para acabar com as guerras e a instabilidade política e melhorar os padrões de governo para atrair investimentos para o continente mais pobre do mundo.

Separadamente, a UA reivindicou para seus membros duas cadeiras permanentes no Conselho de Segurança da ONU, que debaterá sua ampliação em setembro.

"Pedimos aos países desenvolvidos e seus parceiros em desenvolvimento que lancem o processo de cancelamento total da dívida da África até 2007", disse uma resolução divulgada na véspera da reunião do G-8 na Escócia.

"Pedimos à comunidade internacional que estabeleça um sistema justo e eqüitativo de comércio para facilitar o acesso da África aos mercados pela ... eliminação das tarifas e das barreiras não tarifárias ... e os distorcidos subsídios comerciais e o suporte doméstico, especialmente na agricultura."

A dívida da África Subsaariana é estimada em cerca de US$ 230 bilhões, a maior parte contraída durante a guerra fria pelas ditaduras militares.