Título: Papa escreveu carta para Ali Agca
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/07/2005, Vida&, p. A17

Uma carta, até então desconhecida, de João Paulo II dirigida ao turco Mehmet Ali Agca, que tentou assassiná-lo em 1981, está nos arquivos de Karol Wojtyla, morto em 2 de abril, informou ontem seu ex-secretário, o arcebispo Stanislaw Diwisz. "O Santo Padre escreveu uma carta a Ali Agca, mas jamais a enviou", declarou Diwisz. "Nunca foi enviada, nem mostrada a ninguém", acrescentou. Segundo o jornal polonês Rzeczpospolita, na carta, provavelmente escrita entre maio de 1981 e dezembro de 1983, João Paulo II pergunta a Ali Agca: "Por que disparaste em mim, quando acreditamos em um Deus único?"

A carta teria um teor muito "fraternal", reforça o jornal, ainda que seu conteúdo na íntegra não tenha sido revelado. Não está descartada a possibilidade de o documento ser entregue aos responsáveis do processo de beatificação de Karol Wojtyla, iniciado em 28 de junho.

O atentado de Ali Agca ocorreu em plena Praça de São Pedro, ferindo o papa gravemente no abdômen. João Paulo II perdoou o autor do atentado e se reuniu com ele na prisão, em 27 de dezembro de 1983.

Ali Agca - que nunca explicou os motivos de sua ação - é um ex-militante ultranacionalista e foi extraditado para a Turquia em 2000, depois de passar 19 anos em prisões italianas. Em seu país, foi condenado a 7 anos e 4 meses de prisão por roubo a mão armada, cometido nos anos 1970, e à prisão perpétua pelo assassinato de um jornalista em 1979, pena que foi comutada para dez anos de prisão.

O arquivo pessoal do papa João Paulo II está sendo revisado por Diwisz. Mas vale lembrar que ele deixou expresso em testamento que queria que todas as suas anotações fossem queimadas. Diwisz, no entanto, afirma que o mais adequado é salvar todos os textos para a posteridade.