Título: Delúbio chora e diz que direita pretende derrubar o governo
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2005, Nacional, p. A10

Em discurso em Goiânia, tesoureiro do PT diz que imprensa trabalha pelo impeachment de Lula e conclama petistas a protegê-lo

Em seu primeiro discurso público desde as acusações do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, afirmou que que há um "movimento de direita que pretende derrubar o governo" de Luiz Inácio Lula da Silva. "Se deixarmos, a direita vai querer fazer o impeachment do presidente", disse na noite de quinta-feira, na cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), na Assembléia Legislativa, em Goiânia. No encontro, segundo notícia no portal do PT (www.pt.org.br), ele acusou a imprensa de trabalhar pelos interesses "dos setores conservadores que querem derrubar Lula e voltar ao poder". "A direita, os conservadores, e vou dar nomes: a revista Veja, o Estadão, a Folha de S. Paulo querem fazer o impeachment do presidente Lula", afirmou. "Porque a mentira que foi apresentada em tudo quanto é capa de jornal e revista visa a destruir não é Delúbio Soares, filho de Janira Alves e Antônio Soares. Eles querem destruir o projeto político que desenvolvemos para o País." O tesoureiro é acusado por Roberto Jefferson de ser um dos operadores do mensalão.

Delúbio chamou os petistas a proteger o governo. "Se deixarmos, a direita vai querer fazer o impeachment do presidente", insistiu. Ainda segundo o portal do PT, ele fez um discurso emocionado durante meia hora e chorou por três vezes.

No discurso, Delúbio avisou que não daria entrevistas. "Estou falando tudo agora, não vou atender à imprensa depois. Estou num diálogo com a minha categoria", disse. "Vou falar na CPI e no Conselho de Ética, quero que me convoquem para mostrar ao Brasil que o PT não compra deputado, o PT não compra voto, o PT tem é projeto político para governar o País", declarou ele, que ainda não foi convocado pela CPI. "Imaginem vocês se o PT ia comprar voto de deputado, se ia carregar malas de dinheiro. E isso os caras falam na maior cara dura. Não têm uma prova. É mentira."

O tesoureiro se disse vítima de forças que não admitem "o presidente Lula governar por mais quatro anos". "Querem fazer coro para (os senadores) Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Jorge Bornhausen (PFL-SC), os responsáveis pela miséria deste país. Porque sempre estiveram no governo e agora estão fora", acusou. "Eles não admitem acabar com a fome no Brasil. Isso é afronta à sociedade brasileira tradicional."

BORNHAUSEN

Ao saber das declarações, Bornhausen, que é presidente do PFL, disse que não responderia nada. "Responderei ao senhor Delúbio depois dele prestar contas dos seus atos à Polícia Federal, ao Conselho de Ética da Câmara e à CPI dos Correios."

IMPRENSA

As redações do Estado, Veja e Folha informaram que não vão comentar as declarações de Delúbio Soares.