Título: Valério tinha acesso ao BC e atuou como lobista de banqueiro
Autor: Sheila D'Amorim e Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/07/2005, Nacional, p. A4

Apesar de ter garantido ontem à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios que não entende nada de finanças, o publicitário Marcos Valério de Souza tinha acesso ao Banco Central e atuou como lobista da área financeira. Em 2003, primeiro ano do governo Lula, Valério passou a representar o Banco Rural e participou de pelo menos três reuniões no BC. Uma ocorreu em 11 de novembro com o diretor de Liquidação e Desestatização, Gustavo Matos do Vale. As outras foram com o consultor da diretoria Marco Antônio Belém. A agenda da ex-secretária do publicitário Fernanda Karina Somaggio registra um encontro de Valério com Belém em 25 de novembro e um almoço em 2 de dezembro. O consultor confirmou que ele e o diretor Matos do Vale estiveram com o publicitário. Em nome do Rural, Valério tentou negociar uma solução para encerrar a liquidação extrajudicial do banco Mercantil de Pernambuco, que se arrasta há dez anos. "O Rural já tinha comprado uma parte do Mercantil e Valério queria saber informações sobre o andamento da liquidação. Foi informado da posição do BC", disse Belém, frisando que não tinha nunca tinha visto o publicitário antes de ele ir ao BC e que todas conversas entre os dois foram presenciadas por outras pessoas.

A primeira reunião, de acordo com Matos do Vale, foi agendada a pedido do então presidente do Rural, José Augusto Dumont, já falecido. O dirigente do banco deveria comparecer acompanhado de Valério, mas não apareceu e o publicitário foi sozinho discutir alternativas para suspender a liquidação do Mercantil. O Rural já tinha comprado uma parte do banco pernambucano. Na massa falida que ficou sob administração do BC, restaram dívidas e alguns créditos, entre eles títulos atrelados à variação do dólar que tinham sido dados ao BC em garantia de um empréstimo.

O BC e os antigos controladores do Mercantil nunca conseguiram chegar a um acordo sobre esses papéis. Com a desvalorização do real frente ao dólar, os ativos do banco cresceram e os ex-administradores alegam que o patrimônio atual já é suficiente para quitar as dívidas e pôr fim ao processo. Mas o BC exige que a valorização dos títulos cambiais sirva para cobrir a dívida com a União corrigida a juros de mercados.

Normalmente, num processo de liquidação, essa correção é feita pela Taxa Referencial (TR). Quando há recursos num montante superior ao passivo, a lei permite o uso de juros de mercado ou mesmo os acertados nos contratos originais. Como os ex-controladores do Mercantil não concordam com isso, e querem receber de volta parte do dinheiro obtido com a valorização dos títulos, criou-se um impasse.

Marcos Valério também participou de negociações da diretoria do Rural com Ângelo Calmon de Sá, dono de outro banco liquidado, o Econômico. A agenda de Fernanda Karina faz referência a uma reunião do publicitário com Calmon de Sá em 12 de novembro de 2003.

Durante o depoimento à CPI, Marcos Valério confirmou ter participado de encontro do presidente do Rural com diretores do BC, mas deu poucos detalhes. Disse apenas que um parlamentar do PT de Minas também estava presente. "Levei o José Augusto Dumont ao BC com o deputado Virgílio Guimarães. Entrei calado e saí mudo, como o deputado Virgílio poderá confirmar", disse Valério.

Nesse caso, ele se referia a um outro encontro. De acordo com a assessoria do BC, Valério conversou na ocasião com o diretor de Fiscalização, Paulo Cavalheiro. O publicitário também confirmou ter agendado um encontro de representantes do Rural com o então ministro da Casa Civil, José Dirceu. "Não foi um encontro comercial nem financeiro. O Rural foi informar ao ministro Dirceu que pretendia explorar uma mina de nióbio no Amazonas", afirmo Valério. Sobre os encontros com a chefe de gabinete de Dirceu, Sandra Cabral, o funcionário repetiu a versão de os dois só conversavam sobre a candidatura do então tesoureiro do PT, Delúbio Soares, nas próximas eleições em Goiás.