Título: Costa quer rever lei de comunicações
Autor: Clarissa Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/07/2005, Nacional, p. A13

Nascido em Barbacena (MG), Hélio Costa começou a atuar como locutor de rádio aos 15 anos e, aos 20, se firmou como repórter, uma porta para a carreira no setor de telecomunicações. Chegou ao Congresso em 1986, quando foi eleito deputado federal. Na época, apresentou 106 emendas à Constituição, das quais 27 foram aprovadas. Atualmente exerce mandato no Senado, iniciado em 2003 e que termina em 2011.

Entre os projetos de lei defendidos por ele estão o aumento da pena para casos de crimes hediondos, aumento da pena para o tráfico de entorpecentes em estabelecimentos de ensino, tornar inafiançáveis e imprescritíveis crimes de corrupção na administração pública, isenção de determinados impostos sobre ferramentas adquiridas por autônomos.

Um dos projetos mais controversos do parlamentar, como senador e apresentado no mês passado, foi o da criação de uma comissão para auditar a dívida externa brasileira.

Costa utilizou dados de documento fornecido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Brasil, segundo os quais o País teria pago US$ 30 bilhões a mais do que devia nos últimos 15 anos, para argumentar a favor da proposta.

Para a área de telecomunicações, uma das propostas é a revisão da legislação que trata da estrutura societária dos meios de comunicação. De acordo com o projeto, a lei em vigor, de 1962, está defasada. O novo ministro das Comunicações também disputou o governo de Minas Gerais na década de 90 e obteve 3 milhões de votos.