Título: Desafio de Rondeau é continuar reforma
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/07/2005, Nacional, p. A13

Presidente da Eletrobrás, o engenheiro maranhense Silas Rondeau, de 52 anos, foi nomeado ministro de Minas e Energia com a incumbência de continuar o trabalho iniciado na pasta pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O principal desafio é prosseguir a implantação do novo modelo do setor elétrico, inteiramente reformulado por sua antecessora. Rondeau entra na cota do PMDB no governo, como afilhado político do senador José Sarney (PMDB-AP) e conta ainda com a aprovação de Dilma. Ele conhece de perto o que vem sendo feito no setor elétrico, já que ocupou, desde maio de 2004, a presidência da Eletrobrás, em substituição ao físico Luiz Pinguelli Rosa. Antes, já integrava o governo Lula como presidente da Eletronorte.

Antes de assumir a Casa Civil, Dilma costurou a permanência em Minas e Energia de técnicos de sua equipe, como a secretária de Petróleo e Gás, Maria das Graças Foster, e o secretário-executivo, Nélson Hubner. Maurício Tolmasquim, que assumiu interinamente o ministério desde 15 de junho, volta à presidência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O principal desafio será realizar o primeiro leilão de venda de energia nova, que será usada para atender o mercado a partir de 2009. Esse leilão de energia, a ser produzida por usinas ainda a ser construídas, acontecerá este ano. Ele também vai coordenar uma saída para a energia velha, de usinas em funcionamento e que não foi vendida nos leilões.