Título: Combate ao aquecimento global divide grupo
Autor: João Caminoto e Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/07/2005, Internacional, p. A14

ALÍVIO DA DÍVIDA: A dívida externa total de África é de US$ 300 bilhões. Líderes do G-8 já concordaram em cancelar a dívida de 18 países, na maioria africanos, e estender o plano a outros 9, num total de US$ 55 bilhões.

AJUDA: O G-8 é responsável por 65% do PIB global. A maioria dos países do grupo quer aumentar a ajuda à África para 0,56% do PIB até 2010 e 0,7% até 2015. Os EUA - que deram 0,16% em 2004 - estão relutantes.

MUDANÇA CLIMÁTICA: O Grupo dos Oito é responsável por 47% das emissões globais de poluentes. A maioria dos países membros está disposta a reduzir emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa e a trabalhar com economias emergentes para combater o aquecimento global. Mas o governo de George W. Bush se opõe ao Protocolo de Kyoto para redução de emissões, embora admita agora que a atividade humana é responsável, até certo ponto, pelo aquecimento global.

ORIENTE MÉDIO: O G-8 quer aproveitar a planejada retirada israelense da Faixa de Gaza para revitalizar o processo de paz palestino-israelense.

ARMAS NUCLEARES: O grupo pretende refrear a disseminação do enriquecimento de materiais nucleares.