Título: Moderados decidem hoje futuro de Genoino
Autor: Ana Paula Scinocca e Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/07/2005, Nacional, p. A11

Dividido, o Campo Majoritário se reúne hoje, em São Paulo, para decidir o destino da cúpula do PT em meio à crise do mensalão. A situação é muito difícil porque há uma queda de braço: uma parte da ala moderada do partido quer a saída do presidente José Genoino e outra luta para que ele permaneça no cargo. A amigos, Genoino tem manifestado o desejo de deixar o posto caso não conte com amplo apoio do PT, que amanhã e domingo define, em encontro extraordinário do Diretório Nacional - instância máxima da sigla -, a reestruturação dos 21 cargos-chave da executiva partidária. Ontem, o grupo aliado a Genoino já parecia ter maioria. "Dificilmente o Genoino deverá sair. Além de ele estar segurando bem a crise e de ser um dirigente importante, não tem, neste momento, quem queira ficar no lugar dele", disse um integrante do Campo Majoritário.

Se não há consenso em relação ao futuro de Genoino no PT, é unânime a posição de que a executiva tem de ser reformada. Além de encontrar substitutos para Silvio Pereira (secretário-geral) e Delúbio Soares (tesoureiro) - ambos deixaram seus postos por estarem no foco da crise - outros cargos também devem ser alterados no fim de semana. O primeiro será a secretaria de Comunicação, nas mãos hoje de Marcelo Sereno, também citado nas denúncias. O ex-secretário de governo na gestão Marta Suplicy, Rui Falcão, está entre os mais cotados para a vaga. A idéia é montar uma executiva mais robusta e de perfil mais político, nos moldes da existente à época das últimas eleições presidenciais.

"O sentimento majoritário é de que devem ser incorporados à executiva pessoas com tradição, experiência e representatividade", comentou o secretário de Relações Internacionais do PT, Paulo Ferreira, que defende a permanência de Genoino. "(A saída de Genoino) é tão improvável quanto a profundidade de um pires."

Nessa linha, parte dos petistas defendem que o ministro da Educação, Tarso Genro, assuma a secretaria-geral. Ele foi sondado por deputados de seu grupo político para o cargo. Mas avisou que não almeja o posto. "Para mim não haveria problema em sair do ministério. Mas minha vontade não é essa. Prefiro que examinem outra opção", disse ontem. "Não aceitei e nem deixei de aceitar."

Tarso é originário do Movimento PT, tendência de centro - que hoje também fecha questão sobre a linha que defenderá no encontro do final de semana. Ele acha que Genoino "tem de ser preservado".

Cotado para assumir a tesouraria do PT no lugar de Delúbio, o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, quer adiar o Processo de Eleição Direta (PED), marcado para setembro e cobra que o PT saia da defensiva. "É melhor esperar a crise acabar", afirmou Berzoini. Outro que pode substituir Delúbio é João Vaccari Neto, dirigente da CUT.

Enquanto o PT discute seu futuro, o próprio Genoino está indeciso. Na verdade, está louco para entregar o cargo, mas deve ceder aos apelos para que, como disse o presidente Lula "agüente firme".