Título: Medo, mas Londres reage com calma
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/07/2005, Internacional, p. H1

As explosões paralisaram o sistema de transportes, emudeceram os telefones e geraram tensão e medo. Mas Londres mostrou ontem por que é considerada uma das capitais do mundo mais preparadas para enfrentar ataques terroristas. Não houve caos e os momentos de pânico e correria ficaram circunscritos aos locais em que ocorreram as quatro explosões e alguns incidentes isolados. Atendendo ao pedido das autoridades - "Não saia de onde você está" - , os londrinos demonstraram uma surpreendente serenidade. Aqueles que estavam na região central, caminharam com calma para seus escritórios ou retornaram a suas casas. Em bairros como Fulham, Hampstead ou Acton, a rotina não parecia ter sido alterada, com as lojas abertas e mães passeando com seus bebês. Se um dos objetivos dos terroristas era causar um clima de caos que resultaria em mais vítimas, eles fracassaram.

Não foi nada comparável ao que aconteceu em Nova York em 11 de setembro de 2001. A colisão dos aviões na Twin Towers causou uma destruição muito maior. E suas imagens estarrecedores foram televisionada ao vivo. Em Londres, as explosões e resgates escaparam das câmeras de TV. As informações fluíram gradualmente, ajudando a população a assimilar os fatos e afastar o pavor de que também corria risco.

Rudolph Giuliani, o prefeito de Nova York em 11 de setembro, estava no centro financeiros de Londres, a City, quando a primeira explosão ocorreu. "Foi impressionante a calma e coragem com que a população reagiu", comentou.

Há tempos as autoridades policiais vinham alertando que a ocorrência de um ataque terrorista em Londres não era uma questão de "se", mas de "quando". O metrô londrino era visto como um dos alvos potenciais e simulações de ataques químicos eram realizadas. Além disso, os atentados cometidos pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) ainda estão na memória de todos. Os londrinos tiveram também de lidar com um choque psicológico, que os transportou de um sentimento de euforia para um estado de consternação. Na quarta-feira, o ambiente era de festa com a escolha da capital como sede dos Jogos Olímpicos de 2012. Os jornais exibiam ontem em suas capas fotos da população comemorando a vitória diante da arqui-rival Paris.

A dúvida a partir de agora é saber quando tempo Londres, para muitos a capital do mundo, retomará a confiança em si mesma.