Título: Dilma anuncia medidas para melhorar eficiência
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/07/2005, Nacional, p. A16

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse ontem que o governo vai lançar nos próximos dias um conjunto de medidas para melhorar a gestão da administração pública e tentar reduzir a corrupção. Segundo Dilma, pior do que a corrupção é a "corrupção impune". Ela garantiu que o governo está tomando todas as medidas para investigar e punir os envolvidos nas denúncias de irregularidades. Para a ministra, porém, serão necessárias medidas para racionalizar e dar maior eficiência à administração pública. "No momento de crise, a gente precisa ser capaz de transformar a crise em oportunidade para fortalecer as instituições." A seu ver, a reforma ministerial e todas as modificações em curso irão contribuir para debelar a crise política no País.

O "choque de gestão" a que se referiu a ministra deverá ser anunciado pelo presidente Lula na próxima semana, após concluir a reforma ministerial e as trocas de comando nas empresas estatais. A idéia do governo é melhorar a qualidade dos gastos públicos e evitar desperdícios. Os focos serão a Previdência, transportes e saúde, como informou o Estado.

O principal documento em estudo na área técnica era um decreto presidencial determinando que Estados e municípios utilizem o pregão eletrônico nas compras com verbas federais. Por exemplo: as compras de merenda e material escolar e a aquisição de medicamentos para o Sistema Único de Saúde. Esses programas são geridos por prefeitos e governadores, mas o dinheiro é federal. Os gastos passarão a ser feitos pelo pregão eletrônico.

Outra medida já em preparação é uma grande arrumação nas verbas do Orçamento deste ano. Programas que estão parados ou andando devagar perderão verbas para outros que estejam caminhando mais rápido.