Título: Bombeiro da crise é um dos principais teóricos do PT
Autor: Vera Rosa e Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/07/2005, Nacional, p. A4

Ligado ao Campo Majoritário, ala dominante do PT, Tarso Genro deixa o Ministério da Educação para assumir a presidência do partido e tentar aplacar a mais grave crise petista. Gaúcho de São Borja, Tarso é advogado trabalhista e iniciou a carreira política em Santa Maria (RS), em 1967, como vereador pelo extinto MDB. Renunciou depois de um ano, em protesto contra a ditadura militar. Foi advogado de sindicatos e em 1986 entrou no PT para disputar uma vaga de deputado federal. Tarso tornou-se um dos mais qualificados teóricos da legenda e foi um dos coordenadores do programa de governo do presidente Lula.

Antes disso, em 1990, disputou a eleição para o governo do Rio Grande do Sul, mas amargou a quarta e última posição. Principal assessor e vice-prefeito na gestão de Olívio Dutra em Porto Alegre, entre 1988 e 1992, Tarso fez uma elogiada administração na gestão seguinte e garantiu seu sucessor, Raul Pont. Na época, chegou a ser cogitado como opção do PT para a disputa presidencial de 1998.

Hoje, Olívio é adversário de Tarso no partido. Eles disputaram em prévia a candidatura petista para o governo gaúcho na eleição de 2002. Tarso venceu a prévia, impediu Dutra de tentar a reeleição, deixou a prefeitura de Porto Alegre para entrar na disputa, e perdeu para Germano Rigotto (PMDB). Uma de suas duas filhas, Luciana Genro, foi expulsa do PT em 2003, juntamente com outros três parlamentares. Hoje, a filha do novo presidente do PT é uma das mais críticas à atuação do partido do pai.

No governo de Lula, Tarso assumiu primeiro o comando da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Mas foi à frente do Ministério da Educação que se destacou. Ingressou na pasta para substituir o também petista Cristovam Buarque (DF), em janeiro de 2004. Lá, se realizou. Costumava falar do orgulho de seus projetos: o da reforma universitária e o Programa Universidade para Todos (ProUni), em especial.