Título: Para 55%, Lula sabia do mensalão
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2005, Nacional, p. A8

Na pesquisa, 54% acham que cúpula do PT está envolvida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia do esquema do mensalão - mesada de até R$ 30 mil usada para garantir o apoio dos deputados aos projetos de interesse do governo na Câmara. Essa é a opinião de 55% dos entrevistados por pesquisa do Instituto Ipsos-Opinion, divulgada pela revista Veja desta semana. Ao todo, foram ouvidas mil pessoas entre os dias 21 e 29 de junho. Desses 55%, 39% apostam que Lula foi omisso: ele saberia do mensalão, mas não teria feito nada. Outros 16% acreditam que o presidente não só sabia, como também estava envolvido no esquema. Apesar disso, também é de 55% a porcentagem de pessoas que apostam na honestidade de Lula. 34% não acreditam nessa afirmação e 11% não sabem ou não responderam.

Diante da questão "Se tem alguém que pode falar de ética neste país, esse alguém é Lula", as opiniões se dividem: 44% concordam com a afirmação, 46% discordam e 10% não opinaram.

O grande número de escândalos envolvendo o nome do PT mos últimos tempos, no entanto, abalou a credibilidade do partido, segundo demonstra a pesquisa. Apenas 36% dos entrevistados apostam na honestidade do PT, enquanto 48% discordam da afirmação de que é um partido honesto. Outros 16% não souberam responder ou não opinaram.

A alta cúpula do PT também não foi poupada pela opinião pública, de acordo com a pesquisa. Para 54% dos entrevistados, é certo que os dirigentes do partido - incluindo o ex-ministro da Casa Civil e deputado José Dirceu (SP) - estavam envolvidos no esquema do mensalão. Apenas 28% discordam dessa afirmação, enquanto outros 18% não souberam ou preferiram não responder.