Título: Skymaster é suspeita de falsificar papéis
Autor: Mariana Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/07/2005, Nacional, p. A7

A empresa de carga aérea Skymaster, acusada no escândalo de corrupção dos Correios, é investigada pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal por falsidade ideológica e falsificação de documentos. As investigações partiram de denúncia de Paulo Roberto de Vasconcelos Gonçalves, ex-engenheiro de vôo da Skymaster e primo dos donos, os irmãos Luiz Otávio e Hugo César Gonçalves. Ao Estado, Vasconcelos lança suspeita de que os primos enriqueceram muito rapidamente desde que passaram a fornecer para os Correios, em 2000. "Em 1993, o Hugo estava desempregado, vivia de favor na casa da mãe e recebia uma mesada de US$ 100 do irmão. É no mínimo estranho que hoje more numa mansão no Lago Sul em Brasília, tenha lancha, e um apartamento de luxo em Fortaleza."

A Controladoria da União investiga os contratos da Skymaster com os Correios e já detectou indícios de irregularidades. O deputado Roberto Jefferson denunciou superfaturamento e transporte fantasma de carga.

Vasconcelos rompeu com os primos em março do ano passado, quando foi demitido por justa causa. Ele entrou com processo e diz que foi demitido por se recusar a ser cúmplice de falsificação de documentos para revalidar carteiras de habilitação. O Departamento de Aviação Civil (DAC) informa que depois de receber sua denúncia, em dezembro, fiscalizou a empresa e confirmou as irregularidades. "Várias medidas foram tomadas, dentre elas a suspensão das licenças dos envolvidos e a aplicação de multas." O DAC explica que, dada a gravidade das irregularidades, foi determinado o envio das constatações ao Ministério Público do Rio.

Na ação trabalhista, Vasconcelos aponta outras irregularidades. Diz que os tripulantes eram advertidos a não reportar ocorrência de panes no livro de manutenção e que que a empresa pagava trabalhadores "por fora", declarando uma quantia mínima em carteira, para pagar menos impostos e contribuições previdenciárias.

A Skymaster informou, por sua assessoria, que Luiz Otávio Gonçalves, que normalmente fala pela empresa, não daria entrevista porque o que tem para falar será dito em seu depoimento à CPI dos Correios, quarta-feira.

A empresa enviou ainda nota em que "repudia veementemente" as acusações de Vasconcelos, dizendo que são "oportunistas" e partem de um ex-funcionário, "parente de diretores da empresa, inconformado com sua demissão". Já as denúncias da ação trabalhista "merecerão resposta judicial, no momento oportuno".