Título: 'Solidez econômica afasta crise'
Autor: Ariel Palacios
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2005, Economia & Negócios, p. B5

DALIAN, CHINA - A condicão macroeconômica relativamente sólida do Brasil estaria evitando, pelo menos por enquanto, que a crise política contamine a economia argentina - que se recupera de sua própria crise - ou tenha efeitos nas relações entre os países do Mercosul. A avaliação é do ministro da Economia da Argentina, Roberto Lavagna, que falou ao Estado sobre o escândalo de corrupção no governo Lula. "Felizmente, os acontecimentos no Brasil não estão produzindo efeitos negativos na Argentina, por enquanto. Isso é um sinal muito positivo sobre a situação econômica do País e também reflete nosso esforço de recuperação na Argentina", afirmou Lavagna, que está na China para reuniões sobre comércio.

Na avaliação do ministro, a explicação para a não contaminação regional da crise tem relação direta com as escolhas de políticas monetária e fiscal adotadas pelo Brasil nos últimos anos. "Foram opções que hoje garantem esse resultado, evitando que acontecimentos fora da economia tenham impactos profundos no comportamento financeiro do País", explicou.

Para Lavagna, o Mercosul também não deve sofrer impactos de proporções significativas em seu processo de integração diante dos eventos em Brasília. "Estamos trabalhando normalmente com o Brasil e temos contatos constantes com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Não há porque mudar o ritmo", disse.