Título: PT cearense afasta dirigente preso em SP
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2005, Nacional, p. A7
LÍDER: O PT cearense decidiu ontem à noite, por unanimidade, pelo afastamento de José Adalberto Vieira da Silva, que era secretário de Organização do partido no Ceará. Além disso, Silva teve a filiação suspensa por 60 dias, prazo previsto para o fim das investigações que serão conduzidas pela Comissão de Ética, convocada para apurar o caso. A decisão foi tomada, segundo uma nota da executiva estadual do PT, por considerar que a denúncia apresentada contra o dirigente é de 'profunda gravidade'. Hoje, a bancada do PT na Assembléia decidirá se mantém o deputado José Nobre Guimarães, para quem Silva trabalhava, na posição de líder do partido na Casa.
Caso seja desligado, o irmão de José Genoino perderá também o cargo na executiva estadual.
Colegas de bancada - incluindo a presidente do PT cearense, Sônia Braga - esperam que Guimarães tome a iniciativa e deixe o cargo de líder por conta própria.
Guimarães declarou serem precipitadas as punições para os petistas envolvidos em denúncia: 'Tenho história no partido, uma vida dedicada ao PT. Está havendo toda uma articulação para destruir o patrimônio ético do PT. As pessoas com influência são as que mais sofrem', queixou-se.
O irmão de Genoino negou qualquer ligação com Marcos Valério, apesar de seu nome constar da agenda do publicitário mineiro. 'Não tenho nenhuma responsabilidade pelo fato de o meu nome estar na agenda de quem quer que seja.'