Título: Mercado crê que BC só vai reduzir juros a partir de agosto
Autor: Ricardo Leopoldo, Rita Tavares
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2005, Economia & Negócios, p. B1

A opinião majoritária no mercado é que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manterá a taxa básica de juros, a Selic, em 19,75% ao ano na reunião da próxima semana. O ex-presidente do BC Carlos Langoni e o professor de economia José Márcio Camargo, da PUC-RJ, também diretor da Tendências Consultoria Integrada, esperam o início da queda em agosto. Mas o professor de economia Luiz Gonzaga Belluzzo, da Unicamp, acredita nessa hipótese já neste mês. "O recuo da inflação para níveis melhores que o esperado dá condições ao BC de diminuir a taxa de 19,75% para 19,5%", disse Belluzzo.

Para Belluzzo, a Selic deve encerrar o ano em 18%, mas a velocidade da queda também será determinada pelo câmbio, um dos principais fatores que está permitindo o recuo da inflação.

Langoni acha que a política monetária produziu efeitos positivos para reduzir a inflação e permitirá o início da redução dos juros a partir de agosto, de 0,25 ponto porcentual. "O BC será conservador na próxima reunião do Copom e manterá a taxa em 19,75%", comentou. Essa opinião é compartilhada por José Márcio Camargo.