Título: Luizianne quer rigor contra ex-dirigentes
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2005, Nacional, p. A8

FORTALEZA - Boicotada pelos ex-integrantes da cúpula nacional petista nas eleições de 2004, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), divulgou ontem uma nota cobrando apuração rigorosa das denúncias envolvendo o governo e o partido. "Minha trajetória dentro do PT sempre se pautou pela defesa de nossas bandeiras históricas, de apego às causas dos trabalhadores e excluídos sociais, o que inclusive prejudicou o apoio da cúpula do partido à minha candidatura", alfinetou Luizianne na nota, intitulada "Em defesa do PT". Integrante do diretório nacional do PT, Luizianne disse que vê "com tristeza e profunda decepção" as suspeitas de corrupção, que considera de "lamentáveis". "Sou filiada ao PT desde 1989 e, como outros tantos militantes que carregavam e ainda carregam em si o sonho de construir uma sociedade justa, ajudei a consolidar uma sigla que se tornou sinônimo de ética na política e respeito à coisa pública", ressaltou, na nota.

O texto sugere que não haja prejulgamentos, mas defende "punição exemplar aos culpados". "Como sei que o PT é maior que uns poucos que não têm a noção da responsabilidade de representar esse patrimônio tão duramente conquistado em 25 anos de existência, confio na plena recuperação da imagem do partido e do próprio governo, que pode e deve, com a crise, realizar um resgate de seus quadros", ressaltou.

Para Luizianne, o governo, os dirigentes políticos e a sociedade devem aproveitar o momento para resgatar o debate sobre financiamento público de campanha: "Mecanismo que acredito fundamental para uma maior legitimidade e transparência na escolha dos nossos representantes", opinou.

Além das estocadas nos companheiros, a prefeita também bateu na oposição. Disse que o PT - "maior partido de esquerda da América Latina e mais importante instrumento político de democratização" - , não pode ser tratado como mais um partido, "como querem oportunistas que vêem no caos a chance de retornar ao poder".