Título: Relator não quer chamar Genoino já
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2005, Nacional, p. A9

BRASÍLIA - O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse ontem que é melhor esperar um pouco antes de convocar o ex-presidente do PT, José Genoino. Ele quer ouvir primeiro o ex-secretário-geral do partido Silvio Pereira e o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares, que estarão na CPI na semana que vem. Silvio foi apontado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) como responsável pela indicação de apadrinhados para cargos federais. Segundo Jefferson, Delúbio seria um dos operadores do pagamento de mesada de R$ 30 mil para parlamentares votarem com o governo. Silvio deverá depor no dia 19 e Delúbio, no dia 20. "Acho precipitado chamar o Genoino para depor. É interessante ouvir Silvio Pereira e Delúbio Soares e aí talvez fazer o questionamento do Genoino", afirmou Serraglio. "Temos que juntar mais elementos para chamar o ex-presidente do PT", argumentou o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), que integra a CPI dos Correios.

O relator disse ainda que é preciso analisar se há alguma relação entre o ex-presidente do PT e as investigações que estão sendo feitas nos Correios. "Tem lógica chamar o Genoino, mas é preciso ter mais dados. Acho que por enquanto não temos dados suficientes para chamá-lo", disse Serraglio. Em relação ao assessor do PT do Ceará José Adalberto Vieira da Silva, que foi pego com quase R$ 500 mil em dinheiro vivo no aeroporto de Congonhas, na sexta-feira, o relator avaliou que esse episódio tem de ser investigado pela CPI do Mensalão, que deverá ser instalada hoje.

DEPOIMENTOS

Hoje, a CPI dos Correios ouvirá os depoimentos dos ex-diretores da estatal Antônio Osório Batista (Administração), Eduardo Medeiros de Morais (Tecnologia) e Maurício Coelho Madureira (Operações). Osório era chefe direto do ex-chefe de departamento Maurício Marinho, flagrado recebendo propina. Segundo Jefferson, Medeiros e Madureira foram indicados por Silvio Pereira.

Amanhã, a CPI pretende ouvir dois ex-presidentes dos Correios: Airton Langardo Dipp, que foi indicado pelo PDT, e João Henrique de Almeida Souza, indicação do PMDB. Também será tomado o depoimento de Luiz Otávio Gonçalves, presidente da Skymaster Airlines. Segundo integrantes da CPI, há indícios de superfaturamento no contrato da Skymaster com os Correios.