Título: CUT leva kit descarrego, com figa e sal grosso
Autor: Tânia Monteiro e Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2005, Nacional, p. A12

BRASÍLIA - A audiência de apoio dos representantes das centrais sindicais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva se transformou em uma verdadeira assembléia sindical, no Palácio do Planalto. O encontro teve direito a discursos inflamados, palavras de ordem e até oferta de um kit descarrego, com figa de Oxum, fitas de Senhor do Bonfim, carranca do Rio São Francisco e sabonetes de arruda e sal grosso, entregue pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). O locutor da cerimônia - responsável pela organização do encontro -, que era da CUT, chegou a conclamar os trabalhadores a irem para as ruas e praças em defesa de Lula, depois de ouvir discursos comparando o presidente brasileiro ao venezuelano Hugo Chávez. Nos discursos dos sindicalistas também não faltaram acusações de "tentativas de desestabilização" do governo e ameaças de que "eles vão ter de engolir" um trabalhador à frente do País.

A cerimônia se parecia com a realizada pelo ex-presidente Fernando Collor, no mesmo Palácio do Planalto, em 1992, quando organizou uma solenidade de apoio de taxistas ao seu governo, na qual pediu que todos fossem às ruas de verde e amarelo. Lula, sem se contaminar com o clima, ouviu todos os elogios e discursos emocionado, mas preferiu um discurso centrado no qual agradeceu a solidariedade, defendeu a imprensa, a democracia e disse que o bom exemplo deve vir de casa.

O primeiro a falar foi o representante da CUT, João Felício, que criticou o "espetáculo de denuncismo" ao entregar uma pauta de reivindicações ao presidente, que inclui a mudança na política econômica.