Título: Lula pode anunciar hoje Levy na Previdência
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2005, Nacional, p. A12
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossa hoje o sindicalista Luiz Marinho, no Ministério do Trabalho, em substituição ao deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). Lula pode, ainda, anunciar Joaquim Levy, atual secretário do Tesouro, como novo ministro da Previdência em substituição ao senador Romero Jucá (PMDB-RR), demissionário. Com isso, o presidente Lula dá mais um passo rumo à redução da influência política do PT em seu governo. Espera-se, ainda, que Lula anuncie o secretário-executivo do Ministério da Educação, Fernando Hadad, para suceder o ministro Tarso Genro, escolhido novo presidente do PT. Depois, ele se reúne com todos novos ministros e passa-lhes as diretrizes que pretende que sejam seguidas nos 18 meses que ainda restam de governo.
Há expectativas ainda de anúncios hoje em relação a Aldo Rebelo, da Coordenação Política, que pode voltar para a Câmara. O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, ainda espera que seu partido, o PP, seja contemplado com um cargo no primeiro escalão do governo, assim como o PMDB briga por mais uma vaga.
A 10.ª reunião ministerial do presidente Lula está marcada para às 10 horas, no Planalto, e às 13h30 ele embarca para Paris, em viagem de três dias para participar das comemorações do ano do Brasil na França.
Alguns nomes para a direção de estatais já começaram a ser anunciados, mas algumas escolhas podem ficar para a próxima semana. Para a Eletrobrás foi confirmada a indicação do ex-deputado Aloizio Vasconcellos, ex-presidente do PMDB em Minas.