Título: Missão de risco para 2 mulheres e 5 homens
Autor: Herton Escobar
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2005, Vida&, p. A18

CABO CANAVERAL - Os sete astronautas responsáveis pelo retorno da Nasa ao espaço tiveram de acalmar suas famílias e explicar todas as medidas de segurança que foram postas em prática para o lançamento do Discovery. Quatro mulheres, um marido e 13 filhos não escondem a preocupação com a missão, a primeira depois do desastre com o ônibus espacial Columbia, em 2003. "Vai ser muito pior para a família desta vez", diz o piloto do Discovery, James Kelly, referindo-se à crença geral que existia antes do acidente com o Columbia de que o mais perigoso era o lançamento - e não o retorno.

A comandante da missão, Eileen Collins, e a tripulação acreditam na segurança do Discovery, mas sabem que um vôo espacial é sempre arriscado. Para eles, porém, a exploração vale os riscos incalculáveis. E cabe à família apenas apoiar. A seguir, um breve resumo sobre a tripulação:

Comandante: Coronel da Força Aérea, Eileen Collins, de Elmira, Nova York, já fez três vôos espaciais, incluindo um como comandante. Aos 48 anos, é casada com um piloto comercial e tem dois filhos.

Piloto: Coronel da Força Aérea James Kelly, de Burlington, Iowa. Aos 41 anos, é casado e tem quatro filhos. Já fez outro vôo espacial, em 2001.

Especialista de missão: Astronauta da Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), Siochi Noguchi é de Chigasaki, Japão. É um dos novatos. Aos 40 anos, é casado e tem três filhos.

Engenheiro de vôo: Stephen Robinson, de Sacramento, Califórnia, tem 49 anos, sendo 30 de Nasa. Já fez dois vôos espaciais e é solteiro.

Especialista de missão: Andrew Thomas, de Adelaide, Austrália. Thomas tem quatro vôos espaciais no currículo, incluindo um período de 4 meses e meio na estação espacial russa Mir.

Especialista de missão e gerente de logística: A capitã da Marinha Wendy Lawrence, de Jacksonville, Flórida, tem 46 anos e pilotava helicóptero. Já participou de três missões espaciais. É solteira.

Especialista de missão: Charles Camarda, de Nova York. Tem 53 anos, sendo 22 de Nasa. Casado com quatro filhos, é o seu 1º vôo espacial.