Título: Príncipe Albert II assume o trono de Mônaco
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2005, Internacional, p. A14

Posse ocorre três meses após a morte do pai de Albert, Rainier, que governou o principado por 56 anos

MÔNACO - O príncipe Albert II de Mônaco assumiu ontem o trono do pequeno principado situado a sudeste da França, três meses após o enterro do pai, o príncipe Rainier, que governou por 56 anos. Em seu discurso de 20 minutos, Albert manifestou o desejo de que seu país seja um modelo de sociedade marcado pela ética, a abertura ao mundo e a modernidade. O novo monarca também manifestou a determinação de fazer com que Mônaco seja "a seu modo uma grande potência", lembrando as palavras do pai de que "não é necessário ser um grande país para ter grandes sonhos".

Albert assumiu automaticamente o trono com a morte de seu pai em abril, aos 81 anos, apesar de ter recebido somente ontem o título Sua Alteza Sereníssima. Solteiro e com 47 anos, Albert é o único filho homem de Rainier e a atriz americana de Hollywood Grace Kelly, que morreu em um acidente de trânsito em 1982. Recentemente, o príncipe assumiu a paternidade de um menino de 2 anos, que teve com uma aeromoça togolesa.

Usando terno escuro e gravata azul, Albert se ajoelhou na Catedral de Mônaco enquanto um coro entoava um cântico pedindo a proteção divina para o novo monarca. Depois, sorridente e emocionado pelo afeto expressado pelos monegascos, o 31.º soberano de Mônaco desceu as escadarias da catedral acompanhado das irmãs, as princesas Caroline e Stephanie.

Albert ofereceu uma recepção a 6 mil convidados nos jardins do palácio e, como o pai há 56 anos, recebeu simbolicamente do prefeito de Mônaco as chaves da cidade. Os 32 mil habitantes do pequeno Estado de 2 quilômetros quadrados foram convidados para um espetáculo de fogos de artifício e um baile, que se prolongaria pela madrugada.