Título: Começam represálias contra muçulmanos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2005, Internacional, p. A14

Um paquistanês morreu espancado e quatro mesquitas foram incendiadas na Grã-Bretanha após atentados

LONDRES - Muçulmanos em toda a Grã-Bretanha, em cidades pequenas e grandes, começam a sentir as conseqüências dos ataques terroristas de quinta-feira em Londres, confirmando os temores de que o ressentimento com os atentados se transformasse em represálias e violência. Pessoas estão sendo atacadas e assediadas. Um muçulmano foi espancado até a morte no domingo diante de uma loja em Nottinghamshire, norte da Inglaterra. O paquistanês Kamal Raza Butt, de 48 anos, estava visitando parentes e amigos. Quando entrou em uma loja para comprar cigarros foi espancado por um grupo de jovens que o chamou de taleban.

Um garoto também foi atacado por uma gangue em Barking, leste de Londres. Alguns motoristas de ônibus dizem ter sido insultados. Em alguns poucos casos, mulheres contam que foram ridicularizadas e tiveram seus hijabs - os lenços usados por muitas muçulmanas - arrancados da cabeça.

No espaço de poucos dias, pelo menos quatro mesquitas na Grã-Bretanha, entre elas uma em Birkenhead, foram parcialmente incendiadas ou atacadas com bombas incendiárias, segundo a polícia. Outras tiveram janelas e portas danificadas. Algumas ainda tiveram as paredes foram pichadas com frases racistas. Em um caso, pedaços de porco ensangüentados foram jogados na mesquita, uma ofensa particularmente forte para uma religião que proíbe o consumo de carne suína, disse Azad Ali, presidente do Fórum para a Segurança Muçulmana, que serve como um grupo consultivo para a polícia e acompanha os incidentes. A boa notícia, diz a polícia, é que não houve grandes danos nem ferimentos graves. No entanto, em todo o país, há registros de vandalismo contra escritórios, casas e carros.

A Mesquita Shahjalal, num castigado quarteirão de lojas fechadas com tábuas, não passa de uma pequena sala dando para a rua, com um apartamento em cima. É tão modesta quanto popular entre os muçulmanos de Wirral, área diante de Liverpool, atravessando o Rio Mersey. Na madrugada de sábado, após o imã assistente ter ido dormir no andar de cima, alguém tentou incendiá-la. A tentativa fracassou, graças à resposta rápida dos bombeiros. Agora um policial vigia os arredores da pequena mesquita. "Somos atacados em duas frentes", disse um fiel bengalês que, como os outros homens que vieram rezar na mesquita, teve medo de revelar o nome.

"Enfrentamos os terroristas e também a reação. Ficamos surpresos com isso, pois esta comunidade é gentil." Muitas mesquitas agora têm policiais do lado de fora, particularmente nos horários de orações.

Nazir Ahmed, o primeiro muçulmano a integrar a Câmara dos Lordes, afirmou que seu título não o protege do sentimento racista. Assim que ele saiu na rua na sexta-feira, com sua avó de 85 anos e sua neta de 3, vários homens em um automóvel os xingaram e fizeram gestos obscenos.