Título: Secretário ficou no governo após garantir blindagem
Autor: Tânia MonteiroLeonencio Nossa BRASÍLIA - A
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2005, Nacional, p. A4

FÓRMULA: Luiz Gushiken, secretário de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, só concordou em permanecer na equipe de Lula se tivesse uma blindagem do Palácio do Planalto. Foi essa a conversa que ele teve com Lula na sexta-feira, dois dias depois de pedir demissão. A fórmula encontrada para proteger Gushiken - alvo de denúncias envolvendo fundos de pensão e aumento da publicidade da revista de um cunhado - foi vincular a Secom à Casa Civil. Em outras palavras: ele perdeu status de ministro e poder. "Assim eu saio de foco", afirmou Gushiken, na conversa com o presidente. "Isso é bom para o governo, para mim, minha família, todo mundo." Ele disse estar sofrendo um "massacre" por parte da imprensa e garantiu não ter influenciado nenhum contrato dentro do governo.

Em nota divulgada ontem à noite, a Secom afirma que Gushiken solicitou ao controlador-geral da União, Waldir Pires, maior controle em sua pasta, além do que já é efetuado pela Casa Civil. Ele quer que Pires indique um corregedor para a Secom. No texto, também diz que encaminhará às emissoras de rádio e ao Congresso a proposta de "flexibilização" da Voz do Brasil. Desta forma, cada emissora poderá pôr o programa no ar no horário que julgar mais conveniente.

Apesar de afirmar que agora quer ser um mero "cumpridor de ordens", Gushiken assegurou na nota que foi ele que apresentou medidas para a reforma da comunicação, iniciada neste ano com a fusão do gabinete do porta-voz e da Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência.