Título: Computador para todos, pede Costa
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/07/2005, Economia & Negócios, p. B9

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse ontem que a inclusão digital será sua bandeira no ministério e que pretende pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a pasta das Comunicações volte a coordenar alguns projetos com esse objetivo, como o Computador para Todos, o Casa Brasil e o Um Laptop por Aluno. Hélio Costa disse ainda que quer discutir com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, a liberação de recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust), que somam mais de R$ 3 bilhões. Pela lei que criou o fundo, esses recursos devem ser destinados a projetos de inclusão social, mas estão retidos no Tesouro Nacional.

O Tribunal de Contas da União (TCU), diz, questiona a falta de utilização dos recursos do Fust conforme determina a lei. "Temos de levar essa informação de forma muito objetiva ao presidente da República." Costa afirma que, na próxima semana, Lula fará reuniões com os novos ministros para definir as prioridades de cada área.

O ministro destacou o projeto Um Laptop por Aluno, que prevê a distribuição gratuita de 1 milhão de computadores portáteis a alunos de escolas públicas. "Acho uma idéia extraordinária, que tem penetração social", afirmou, sobre o projeto desenvolvido pelo Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e cuja implementação é estudada pelo governo brasileiro. Cada laptop teria um custo de US$ 100.

Por enquanto, é necessário "trabalhar para que este projeto não seja prejudicado lá na frente", afirmou, referindo-se às condições de acesso à internet. "Se não houver centros de apoio muito bem montados na escola, você vai dar o computador para o aluno e ele não vai ter como navegar na Internet."

Quanto à utilização do software livre nesses projetos, disse que se preocupa com a manutenção desses programas. "Não adianta eu receber um instrumento gratuito e depois, na manutenção, gastar mais do que aquilo que eu comprei." Embora concorde com a idéia, o ministro acha que ela deve ser estudada com cuidado.

NOMEAÇÕES

Ontem foi confirmado o nome de Jean Claude Frajmund para a secretaria-executiva do Ministério. Frajmund era assessor especial do ex-ministro Eunício Oliveira e responsável por projetos na área de inclusão digital.

Foi anunciado também o nome do advogado Marcelo Bechara para o cargo de consultor jurídico do ministério. Hélio Costa ainda não definiu se haverá mudanças nas demais secretarias, mas lembrou que qualquer modificação, seguirá rigorosamente critérios técnicos e que não tem intenção de fazer substituições de técnicos por políticos.