Título: Dilma passa a controlar verbas publicitárias
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/07/2005, Nacional, p. A6

O secretário de Comunicação de Governo, Luiz Gushiken, não perdeu só o status de ministro. A partir de agora, quem vai controlar as verbas da publicidade federal será mesmo a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a quem a secretaria passou a ser subordinada. Na nova configuração, a Secom coordenará as licitações e manterá os contatos com as agências publicitária, como faz hoje - mas caberá a Dilma dizer se os contratos devem ser fechados ou não.

O próprio presidente Lula, antes de ir para Paris, falou a um parlamentar do PT da decisão de transferir o controle das verbas publicitárias. Seu objetivo, segundo disse, é dissipar as suspeitas de envolvimento do governo com as agências do publicitário Marcos Valério.

Na sexta-feira, Lula comunicou a Dilma sua intenção de levar a Secom para a Casa Civil. A princípio, segundo um assessor dele, a ministra se assustou. Pediu tempo para pensar e telefonou para Gushiken. Uma testemunha narrou a conversa: "Eu não quero a Secom comigo", afirmou ela. Gushiken teria respondido: "Então, você deve conversar com o presidente, porque ele já decidiu." Dilma perguntou: "Formalmente, isso é correto?" Gushiken disse que sim. A ministra finalizou: "Tá bom, então vou conversar."