Título: Para ONG, medida não resolve problema
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/07/2005, Vida&, p. A18

AÇÃO TARDIA: Para a organização não-governamental Amigos da Terra, a decisão do governo de suspender por um ano a concessão de autorizações de desmatamento em áreas maiores que 3 hectares não resolverá o problema ambiental. Segundo a ONG, quase 70% do desmatamento do País é feito ilegalmente, sem autorização do Ibama ou de órgãos estaduais. "Do ponto de vista prático, a suspensão das autorizações tem um efeito limitado porque uma parte muito pequena dos desmatamentos ocorre legalmente, com licença", diz o diretor da Amigos da Terra, Roberto Smeraldi. "Além disso, é provável que aquelas pessoas que desmatariam com licença agora passem a fazer isso de qualquer forma, na ilegalidade, o que só vai piorar o problema."

Na opinião de Smeraldi, a melhor forma de impedir o desmatamento ilegal não é aumentar a fiscalização, mas incentivar atividades econômicas mais lucrativas do que aquelas que custam a derrubada de árvores.

Ainda segundo ele, as medidas do governo contra a destruição ambiental, cujo lançamento está previsto para a semana que vem, estão sendo concebidas tarde demais. A derrubada de árvores, diz, ocorre com maior intensidade entre maio e julho. "Quem tinha de desmatar já desmatou."