Título: Governo impede que CPI vote quebra de sigilo
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/07/2005, Nacional, p. A7

O governo impediu ontem que a CPI dos Correios votasse mais de 70 requerimentos que previam a quebra de sigilo do ex-ministro José Dirceu e dos ex-dirigentes do PT José Genoino, Delúbio Soares e Sílvio Pereira e a convocação do secretário de Comunicação, Luiz Gushiken. A oposição teve de se conformar com as autorizações formais de abertura de sigilo enviadas à CPI pelos petistas. A direção do PT também autorizou a CPI a fazer devassa nas suas contas.

"É um contra-senso votar esses requerimentos, uma vez que os interessados já autorizaram a quebra de sigilo", argumentou o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP). "A tática da oposição é levar a CPI para um embate eleitoral", reclamou. "Não queremos armações e artifícios usados pelos aliados para que seus parlamentares não tenham de passar pelo constrangimento de votar contra a quebra desses sigilos", rebateu o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA). "Essas autorizações não têm validade jurídica nenhuma", completou Eduardo Paes (PSDB-RJ).

Os ânimos ficaram exaltados e o senador Sibá Machado (PT-AC) e o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) protagonizaram um bate-boca no fim da reunião. Por acordo, a CPI aprovou 11 requerimentos de quebra de sigilo de empresas como a Skymaster e acusados de irregularidades nos Correios e permissão para devassar contas de todos os partidos no Banco do Brasil, Banco Rural e Banco de Minas Gerais.