Título: Ataque mata filha de brasileiro em Israel
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/07/2005, Internacional, p. A13

Helicópteros israelenses dispararam na madrugada de hoje quatro mísseis contra o norte da Faixa de Gaza, depois que militantes palestinos lançaram foguetes contra o sul israelense, matando uma mulher. A vítima, Dana Gelkovitch, tinha 22 anos e era filha de um brasileiro (ler ao lado). Não há informações sobre mortes na ofensiva de Israel. O grupo Hamas e as Brigadas dos Mártires de al-Aqsa assumiram a autoria dos disparos que mataram Dana. Depois da ação dos radicais, o líder da Autoridade Palestina (AP), Mahmud Abbas, ordenou que a polícia usasse de toda a força para impedir ataques contra israelenses. A repressão das forças da AP resultou num confronto com membros do Hamas. Cinco militantes e um pedestre ficaram feridos.

As Brigadas e o Hamas alegaram ter atirado foguetes, violando a trégua pactuada com Abbas, em retaliação por Israel ter matado ontem um membro da Jihad Islâmica na Cisjordânia. Esse foi o grupo que assumiu responsabilidade pelo atentado que matou na terça-feira quatro israelenses em Netanya.

Tanto o atentado em Netanya como a continuidade dos disparos de foguetes põem em xeque a autoridade de Abbas, que em fevereiro se comprometeu com o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, em manter um cessar-fogo - essencial para a retirada israelense da Faixa de Gaza, em meados de agosto.